Princípio #3 – Reclame aos órgãos competentes, não apenas nas redes sociais

Eu não acho o povo brasileiro um povo reclamão. Na minha opinião, somos um povo resmungão. Isso significa que, ao invés de reclamar para quem realmente pode resolver o nosso problema, nós em geral resmungamos junto aos nossos amigos, familiares e colegas sobre tudo que está mal, e raramente reclamamos com quem tem poder para tomar uma ação. Percepção própria, ok?

Um grande exemplo disso é o que compartilhamos nas redes sociais. Todos os dias nos deparamos com compartilhamentos de notícias e comentários de pessoas revoltadas com atitudes dos nossos políticos ou de certas empresas… Mas o que realmente adianta reclamar apenas com nossos próprios amigos? Assim como nós, eles provavelmente não têm o poder para mudar nada.

Você realmente acha que algum político ladrão vai se importar com o número de compartilhamentos de uma notícia sobre ele? Acha que ele vai tomar alguma atitude se ele não for diretamente incomodado? Seria extremamente mais eficaz se a população passasse cutuca-lo diretamente, por exemplo, realizando manifestações na porta do seu gabinete, enviando e-mails e principalmente não votando mas nele na próxima eleição.

Precisamos parar imediatamente de acreditar na falsa impressão de que estamos cumprindo nosso papel de cidadão simplesmente por compartilhar notícias nas redes sociais. Não que isso seja ruim. Compartilhar notícias é importante, porque ajuda a nos manter informados.

Daqui para frente, antes de apenas compartilhar ou resmungar sobre alguma coisa, pare e pense o seguinte: quem é que tem o poder para mudar essa situação? Como é que eu posso chegar até essa pessoa e mostrar minha indignação?

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