Princípio #11 – Dê o bom exemplo aos seus filhos

Não poderíamos finalizar os princípios para mudar o Brasil sem este aqui: dê o bom exemplo aos seus filhos!

E a razão mais óbvia para isso é que a mudança nunca se tornará realidade se não arrumarmos um jeito de perpetuá-la. E nada mais simples do que perpetuar a mudança através de nossos filhos/sobrinhos/afilhados/netos.

Todos sabemos: crianças são facilmente influenciáveis pelos adultos ao seu redor e, sobretudo, por seus pais ou as pessoas que mais ama. Quantas vezes não vimos uma criança simplesmente falar um palavrão – sem nem saber o que significa – só porque ouviu alguém falar?

Não sou nenhuma psicóloga ou pediatra para afirmar isso com base em estudos científicos, mas é obvio que as crianças tendem a copiar o que os outros estão fazendo. Se ela o vir jogando papel no chão ou chutando pomba na rua, ela provavelmente vai fazer o mesmo.

Mas o lado bom é que, quando a criança é exposta a um bom exemplo, há também grandes chances dela fazer o mesmo!

Lembro-me de quando era criança, um guarda parou meu pai na estrada e pediu que ele saísse do carro para “conversar”. Antes de sair, minha mãe segurou ele pelo braço e disse (nunca tinha visto minha mãe tão séria!) “não dê UM CENTAVO ao guarda se ele pedir!”. E essa cena nunca mais saiu da minha memória.

Eu não tenho filhos ainda, mas sempre desejei ter, e uma das minhas motivações principais é poder colocar mais uma pessoa de bom caráter nesse mundo. Se você nunca tinha pensado em ter filhos por este motivo, sugiro que comece a pensar. E quando tiver seus filhos, ou se você já os tem, lembre-se dessa missão! E mesmo que não queira ter filhos, não perca a oportunidade de dar o bom exemplo a uma criança.

Nós deixaremos de existir algum dia, mas o legado deixado para as próximas gerações nunca morrerá.

< Voltar para os 11 Princípios