Princípio #1 – Ponha-se no lugar dos outros primeiro

Esse princípio considero o mais importante de todos! Ele é a base para todos os outros princípios e é fundamental se quisermos realmente mudar a nossa sociedade.

Colocar-se no lugar dos outros significa a todo instante analisar se suas atitudes não podem estar incomodando ninguém. É pensar duas vezes antes de fazer qualquer coisa.

Acredito que se por um passe de mágica todo mundo acordasse amanhã praticando esse princípio, cerca de 50 a 70% dos nossos problemas estariam resolvidos.

Imagina como seria bom se aquele seu vizinho barulhento parasse para pensar que ele pode estar te incomodando e baixasse o volume do som.

Imagina se você tentasse sair do vagão de metrô e as pessoas que estivessem entrando esperassem você descer antes.

Imagina se aquele motorista filho da mãe percebesse que fechar o cruzamento não só não adianta nada para ele como também atrapalha centenas de outros motoristas!

Como seria bom se aquele político ladrão parasse pra pensar no que ele pode estar tirando de outras pessoas mais necessitadas e não roubasse nunca mais…

São tantas pessoas que nos desrespeitam no dia-a-dia e não estão nem aí, né?

Mas será que nós não estamos incomodando ninguém também? Não basta criticamos apenas as atitudes dos outros, temos que olhar igualmente para nós mesmos.

Se nós não paramos AGORA de prestar atenção somente no nosso próprio umbigo, a tarefa de mudar o Brasil será muito mais árdua.

< Voltar para os 11 Princípios