Eis a pergunta que a gente adora fazer todo fim de ano enquanto depositamos nossa fezinha na Mega Sena da virada… O que você faria se ganhasse R$100 milhões?

Se você começou a resposta com “Eu compraria…”, já começou errado! Rsrs

Se você não entendeu porque, leia primeiro o post Menos consumismo para salvar o Brasil e depois volte aqui para continuar lendo este.

Voltando à pergunta principal, tenho certeza que ouviríamos muitas respostas como “vou viajar o mundo”, “vou me mudar para uma cidade mais tranquila”, “ficar de boa”, “passar mais tempo com meus filhos”, entre muitas outras… Dentre os leitores aqui do blog, tenho certeza que ouviria muitas respostas como “usaria este dinheiro para ajudar os outros”, “criaria uma ONG ou projeto social”…

E eis o ponto em que quero chegar: se você aposta apenas 6 números, a chance de você ganhar na Mega Sena é de uma em 50 milhões, portanto, a probabilidade de você realizar tudo aquilo que sempre sonhou também é de uma em 50 milhões… Tá facinho né?

Mas a boa notícia é que se você mudar as premissas dos seus sonhos, a probabilidade de realizá-los pode passar de “uma em 50 milhões” para algo próximo dos 100%… Sabe como? Basta eliminar a parte “se eu ganhasse 100 milhões” daquela pergunta e substituir por “se eu tivesse realmente vontade, coragem e determinação”.

Sacou? O que você faria se realmente tivesse vontade, coragem e determinação?

Deixa eu te perguntar outra coisa, meu caro leitor… Nosso país está prestes a aprovar uma reforma na previdência que vai te obrigar a trabalhar até os 70 anos de idade… Você realmente está a fim de ficar adiando os seus sonhos até lá? (Porque, convenhamos, muitas pessoas substituem a parte “se eu ganhasse 100 milhões” por “quando eu me aposentar”…)

Você vai realmente querer viver sua vida toda esperando o momento de finalmente fazer o que você quer?

E se você nem chegar até essa idade? (Bate na madeira!)

E se você chegar lá, mas sua saúde estiver deteriorada? (Bate na madeira de novo!)

Vai querer arriscar mesmo chegar lá na frente e perceber que é tarde demais…?

Hoje te convido a refletir sobre o tema. O que te faria realmente feliz? O que você teria prazer de fazer sem nem mesmo receber por isso? Depois pense em como poderia ganhar dinheiro com isso, como você poderia sobreviver disso.

Não precisa ter nada a ver com ajudar os outros não. Salve-se primeiro antes de querer salvar o Brasil. (Mais ou menos a mesma filosofia das máscaras de oxigênio no avião…)

Deixe velhas crenças para trás, sonhe alto, confie no seu taco!

Decida você mesmo os rumos da sua vida!

Seu sonho é viajar o mundo? Guarde dinheiro e planeje-se para isso.

Seu sonho é morar em outra cidade? Considere fazer mudanças no seu trabalho para possibilitar isso (home-office, nomadismo digital, arrumar outro emprego).

Seu sonho é ter mais tempo para sua família? Exerça uma função ou atividade que te permita horário flexível.

Seu sonho é salvar o mundo? Dedique-se ao empreendedorismo social ou ao negócio social. Como já mostrei aqui no blog (lembra-se da TOMS?), você não precisa fazer voto de pobreza para fazer o bem!

Seu sonho é ficar coçando o dia todo? Bom… aí eu sugiro que você reflita melhor… tenho certeza que você ainda não descobriu suas paixões e seus potenciais…

Seja criativo! Pare de adiar os seus planos! Coloque seus sonhos no centro do planejamento e só então pense em tudo que está ao redor.

Eu acabei de dar este passo! Em busca de um maior sentido na vida, hoje é minha primeira segunda-feira com o status “desempregada”… Tenho milhares de planos em mente e um otimismo inabalável! Não sou inocente de achar que o caminho será fácil, mas tenho consciência de que será prazeroso. Se terei sucesso? Só o tempo irá dizer… Mas até lá, com certeza darei o meu melhor e carregarei sempre em mente que é melhor me arrepender daquilo que eu fiz do que daquilo que eu não fiz…

Então, meu querido amigo, está em busca de maior felicidade? Então tente fazer este exercício agora e deixe nos comentários aqui em baixo: o que você faria se tivesse realmente vontade, coragem e determinação?