E começa mais um ano em nossas vidas!!! Mais um ano em que desejamos que tudo seja diferente e melhor que o ano anterior… Mais um ano cheio de promessas e resoluções que muito provavelmente não serão cumpridas…

“Emagrecer 10 kg”, “fazer mais exercícios”, “economizar mais dinheiro”, “parar de fumar”, etc, etc, etc….

Já parou pra pensar que quando fazemos nossas resoluções de ano novo, tudo gira em torno do “eu, eu, eu”? E já parou pra pensar que tudo o que planejamos é muito difícil de cumprir, pois envolve se privar de pequenos “prazeres” do nosso dia-a-dia? Comer, gastar dinheiro, fumar…

Digo “prazeres” entre aspas mesmo, porque em geral temos a falsa impressão de que todas essas coisas preenchem nossa alma e nos fazem mais felizes…. [aliás, na boa… prazer em fumar!? Algo que eu nunca entenderei…]

Estou mais do que convencida de que falhamos nessas resoluções, pois elas se tratam apenas de eliminar pequenos prazeres e não de substituí-los por outros.

Então, este ano, proponho que você faça resoluções diferentes! Em vez de focar no que você vai fazer por si mesmo, foque naquilo que você pode fazer pelos outros! Posso apostar que ajudar os outros preencherá sua alma muito mais do que devorar uma barra de chocolate ou terminar aquele maço de cigarros!

Então se você gostou dessa ideia, aqui vão algumas sugestões de resoluções para por em prática este ano:

1. Começar um trabalho voluntário – pesquise no Google, na plataforma Atados, ou converse com algum amigo que já desenvolva este trabalho. Identifique a iniciativa que melhor se encaixa ao seu perfil.

2. Visitar instituições de caridade – nada melhor do que ver na prática e conhecer pessoas que estão fazendo o bem pelos outros. Você pode se inspirar a fazer o mesmo.

3. Doar dinheiro mensalmente a alguma instituição de caridade ou ONG – doações pontuais são legais também, mas se você se compromete mensalmente com alguém, você se sente mais responsável e participativo.

4. Apadrinhar uma criança – pode ser através de doações em dinheiro mesmo, ou, se estiver pronto para assumir um compromisso maior, seja um padrinho afetivo (veja nesta reportagem).

5. Começar um empreendimento social – uma ótima sugestão para este momento de crise em que milhões de brasileiros infelizmente estão desempregados. Ajuda tanto você a ganhar um dinheirinho quanto as pessoas que serão beneficiadas pelo seu negócio. [Não sabe do que se trata o empreendedorismo social? Leia este post, este e este, e depois entre no banco de ideias para ter alguma inspiração.]

E se você se empolgou com as ideias anteriores, aqui vão mais algumas, agora mais voltadas para você mesmo, mas que certamente ajudarão toda a sociedade Brasileira a evoluir:

6. Seja mais gentil com as pessoas – Diga mais “bom dia”, “por favor” e “obrigado”. Se alguém for grosso com você, retribua com gentileza. Quebre a corrente do mau humor, da falta de educação. Gentileza gera gentileza, e esse efeito em cadeia pode mudar o mundo.

7. Coloque em prática pelo menos um dos 11 Princípios para Mudar o Brasil – mude o nosso país a começar por você mesmo! Você vai ver como ser menos egocêntrico faz bem à sua alma e, de quebra, faz todos ao seu redor mais felizes.

8. Pare de ver notícias ruins – Quando somos bombardeados com notícias ruins o tempo todo, nossa vida se torna mais pesada. Mude o foco este ano! Procure conviver com pessoas mais otimistas e procure blogs e páginas que noticiam o bem!

9. Pare de brigar e insultar os outros no Facebook por causa de conflitos de ideias ou partidos políticos – isto não está te levando a lugar nenhum. Você não vai convencer ninguém a mudar de ideia. Use este tempo precioso para se dedicar a atividades mais úteis.

10. Invista na sua própria educação e autoconhecimento – troque atividades que não te acrescentam nada por outras que te tornam uma pessoa melhor. Leia mais livros, faça cursos online comece uma prática de meditação. Se matricule numa faculdade, escola, MBA, curso de gastronomia, qualquer coisa! Só não fique parado no tempo e no espaço! Invista em conhecimento! Quanto mais educação para nosso povo, melhor as oportunidades para o nosso país!

E aí? Tem alguma resolução adicional? Qual delas você vai adotar? Deixe aqui nos comentários e compartilhe com seus amigos. Vamos espalhar o bem em 2017!

 

Créditos da imagem: Designed by Freepik