Recentemente li o livro “The Almost Nearly Perfect People – Behind the Myth of the Scandinavian Utopia” (O Povo Quase Perfeito – Por Trás do Mito da Utopia Escandinávia, em tradução livre). Neste livro, me deparei com uma informação no mínimo curiosa que vou tentar explicar bem resumidamente.

O autor relata que os finlandeses são internacionalmente conhecidos como o povo mais bêbado do mundo. Quando ele contou que iria viajar para a Finlândia, um amigo perguntou, “Você vai estar lá em um sábado à noite!?!? É o Armagedon!!!” (querendo dizer que as festas lá são tão doidas que parece o fim do mundo).

Acontece que, chegando lá, ele não via nem metade das coisas que ele achava que iria ver… Pessoas gritando, cantando e vomitando na rua, garrafas de bebida quebradas, motoristas dirigindo em zigue-zague, nada… Então ele procurou algumas estatísticas que na verdade mostram que o povo finlandês está longe de ser o que mais consome álcool no mundo! Dá uma olhada nesse link aqui para ter uma ideia.

Curioso com essa informação, o autor se perguntou por que então o povo finlandês tem essa fama… E a resposta que ele achou foi simples: por que foram os próprios finlandeses que criaram esse mito e espalharam por aí!

Voltando aqui para a nossa realidade então…

Já parou para pensar na imagem que os gringos possuem do Brasil? Tem imagens boas, sim! Mas também tem muitas imagens ruins!

Principalmente nessas épocas de Olimpíadas, o que está sendo retratado lá fora é que o Brasil é incompetente e que os jogos serão um desastre! Até o Eduardo Paes foi falar para o The Guardian que as Olimpíadas foram uma oportunidade perdida, que seria melhor não estarmos no centro das atenções neste momento.

Ok, não vou dizer que não mereçamos críticas neste momento, mas enfim… Vamos deixar as Olimpíadas de lado e voltar para o nosso dia a dia.

Você já conversou com um gringo sobre o Brasil? O retrato que você pintou foi bom ou foi ruim? Faça esse exercício e pense no poder que as suas palavras tiveram e terão toda vez que você falar do Brasil.

Será que ajuda alguma coisa ficarmos humilhando nosso país por aí? Ou é melhor tomarmos alguma ação mais eficaz para mudarmos alguma coisa? Pense bem: se um gringo tiver uma imagem ruim do país, provavelmente ele não vai querer vir fazer turismo aqui, ele não vai querer fechar negócio com uma empresa daqui, ele não vai querer contratar um profissional daqui, ele não vai querer estudantes brasileiros no seu país, ele não vai tratar bem um turista brasileiro no seu país! Pense bem!!! Isso é um grande tiro no pé!!

Portanto, se você é de ficar mandando e-mail para jornal gringo detonando o Brasil ou fazendo vídeo com legendas em inglês dizendo aos gringos “NÃO VENHAM PARA AS OLIMPÍADAS, VOCÊS SERÃO ROUBADOS OU ASSASSINADOS AQUI!!”, pare e reflita!

Os gringos com certeza não farão NADA pra mudar nossa realidade!! Só nós mesmos podemos fazer!!

Como me disse uma vez um mentor que tive no trabalho: “Roupa suja se lava em casa! Quando vou para congressos internacionais, eu só falo bem do Brasil!”.

E aí? Você concorda? Você se “comporta bem” diante dessas situações!? Deixe aí um comentário pra gente discutir mais!

Facebook Comments

Website Comments

  1. Marlon

    Procuro sempre falar a melhor parte do Brasil, claro que sem maquiar e sendo realista. Se for conveniente, falo dos problemas que temos que conviver!!!

  2. anaorsolini

    Marlon, com certeza!! Não precisamos ocultar nada, só tomar cuidado para não exagerarmos na crítica. E outra, mesmo criticando, podemos sempre ver o “lado bom” da coisa… “Temos todos esses problemas, mas o brasileiro é um povo muito criativo e tenho certeza que conseguirá reverter essa situação” 😀

  3. Erica Lelis

    Ótimo texto, Ana! Acredito mesmo que, pra mudar o país, precisamos começar mudando a mentalidade a nosso respeito!

  4. anaorsolini

    Isso mesmo Érica! Afinal, nós somos aquilo que acreditamos!